5S: Limpeza, Saúde, Autodisciplina, Utilizacao e Ordenação

5S ou House keeping é uma metodologia de gestão empresarial que teve origem nas empresas do Japão, após a segunda guerra mundial. O 5S ajudou o Japão a crescer durante uma crise no século XX.

A metodologia 5S tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.

Essa metodologia é uma importante ferramenta de gestão empresarial usada por várias empresas. Muitas empresas são bem sucedidas em seus negócios por aplicarem a metodologia 5S.

Além disso, a metodologia pode ser adotada tanto para empresas de pequeno porte como as de grande porte.

Conceitos da metodologia 5S

A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional.

Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.

Porque 5S?

O termo 5S é usado devido à primeira letra das 5 palavras em japonês:

Seiri - significado: Utilização

Seiton - significado: Ordenação

Seiso - significado: Limpeza

Seiketsu - significado: Saúde

Shitsuke - significado: Autodisciplina

Principais benefícios da implementação da metodologia 5S

  • Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão
  • Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais estimula a desorganização.
  • Melhoria da qualidade de produtos e serviços
  • Redução de acidentes do trabalho
  • Maior satisfação das pessoas com o trabalho

Qual o benefício da Metodologia 5S para a Segurança do Trabalho?

Além dos benefícios para os negócios, a implementação do 5S em uma empresa trás benefícios para a Segurança do Trabalho.

O maior benefício da metodologia 5S com relação a Segurança do Trabalho é a redução dos acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Vale a pena investir no 5S?

Com certeza. Além melhorar a produção e aumentar o lucro das empresas, a metodologia 5S vai reduzir muito os gastos.

Além disso, tenha em mente que esse tipo de investimento só tem a melhorar a empresa e todos os aspectos possíveis. A metodologia 5S não é um gasto, mas sim um investimento.

 

Fontes consultadas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/5S

Legislação: