EPIs Para Proteção Auditiva

EPI's Para Proteção Auditiva

Quando falamos da audição devemos tomar muito cuidados como: qual EPI mais adequado para determinada atividade, como usa ló corretamente, como guarda ló e quando descarta ló. Neste artigo, falaremos a respeito dos EPI’s usados para a proteção dos Ouvidos.

Esse artigo faz parte da série de artigos informativos que falam quais EPI’s podem ser usados para uma determinada parte do corpo. Esse é o terceiro artigo da série; no primeiro falamos de EPI’s para Proteção da Cabeça e no segundo artigo sobre EPI’s para Proteção dos Olhos e Face.

Veja os artigos:

Neste artigo, iremos falar sobre os EPI’s Para Proteção Auditiva. Como bem sabemos, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual é primordial para as diversas atividades. Além de falarmos dos EPI’s Para Proteção Auditiva, iremos citar algumas atividades que o uso deles é necessário.

Primeiramente, você lembra o que é Equipamento de Proteção Individual? Não? Então vamos relembrar…

Equipamento de Proteção Individual (EPI) pode ser tanto um dispositivo ou produto destinado a um único trabalhador, e é usado para garantir tanto a segurança como a saúde desse trabalhador nas mais diversas áreas de trabalho.

Todo Equipamento de Proteção Individual deve ter o número de CA (Certificado de Aprovação) para ser considerado um EPI e para garantir que esse produto vai manter o trabalhador seguro e com saúde.

Para mais informações sobre EPI’s, veja o artigo:

Lembra-se o que é o C.A.?

O C.A. ou Certificado de Aprovação é um número que todos os Equipamentos de Proteção Individual e os Equipamentos Conjugados de Proteção Individual de fabricação tanto Nacional como Internacional devem ter para serem comercializados em lojas do ramo.

Agora que já relembramos o que é Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Certificado de Aprovação (CA), vamos citar os EPI’s usados para a Proteção dos Olhos e Face. Para protegermos os olhos e face, são usados três tipos de EPI’s: Óculos, Protetor facial e Máscara de Solda.

Para mais informações sobre CA, veja o artigo:

Agora que já falamos o que é EPI e C.A., vamos citar os EPI’s usados para proteção auditiva…

  • Protetor auditivo circum-auricular para proteção do sistema auditivo contra níveis de pressão sonora;
  • Protetor auditivo de inserção para proteção do sistema auditivo contra níveis de pressão sonora;
  • Protetor auditivo semi-auricular para proteção do sistema auditivo contra níveis de pressão sonora.

Em quais atividades esses EPI’s citados podem ser usados?

Os EPI’s para proteção auditiva podem ser usados nas mais diversas profissões existentes, desde haja ruído acima do limite de tolerância constantes na NR 15.

Piloto de aviões, motoristas, operadores de máquinas, trabalhadores que fazem manutenção em asfalto, vidraceiros – são exemplos de atividades que devem usar um Protetor Auditivo.

Como saber qual EPI Auditivo deve fornecer para meu(s) colaborador(es)/trabalhador(es)?

Para fazer isso é muito simples, basta fazer uma Avaliação Quantitativa do ruído através de um aparelho; se constatado o ruído acima dos limites de tolerância deve-se implantar o PCA (Programa de Conservação Auditiva), fazer os exames necessários nos colaboradores/trabalhadores e por fim o profissional competente irá selecionar o melhor EPA (Equipamento de Proteção Auditiva) para os colaboradores.

Para mais informações sobre PCA, veja o artigo:

Onde comprar EPIs Para Proteção Auditiva?

Abaixo listamos 2 modelos de EPIs para proteção auditiva. O Link para compra é diretamente no site da Amazon e a compra é totalmente segura segura!

Fone Abafador de Ruídos

Protetor auricular

Conclusão

A nossa audição sem dúvidas é um dom que não queremos perde ló. Para manter a conservação da sua audição, não deixe de usar os EPA’s ou EPI’s apropriados e use-o da maneira correta como foi ensinada no treinamento.

E para as empresas, não deixe de fazer a medição de ruído quando algum colaborador se queixar que há um ruído muito alto. Se tiver que implantar o PCA, não deixe de implantar.

Ou você quer pagar uma indenização para o funcionário que adquiriu uma perda parcial ou até total trabalhando nas dependências de sua empresa? (Pergunta retórica)

 

Deixe um comentário