28 de Abril - Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho

Você sabia que hoje dia (28) de Abril, é considerado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho? Não? Então, conheça mais sobre essa data e sua importância neste artigo.

A data foi instituída em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas à função laboral. Desde 2003, esse dia é marcado por uma campanha internacional que insiste na importância da prevenção de acidentes e doenças profissionais.

Tragédias... ao longo da história

Se fossemos citar os grandes acidentes que ocorreram por falta de profissionais na área de Segurança do Trabalho nas empresas, haveriam muitos exemplos. Vamos citar o acidente em Bhopal, onde houve um acidente por que gerou uma vasta destruição e prejuízos.

Este acidente em Bhopal ocorreu no dia 3 de dezembro de 1984. O que aconteceu, foi o seguinte:

O escapamento de gás de uma fábrica de praguicida em Bhopal, centro da Índia, provocou, em poucas horas, a morte de 2.500 pessoas e feriu mais de 200.000. Neste acidente, não somente foram afetados os trabalhadores da fábrica, como também suas famílias, bairros e comunidades inteiras. Este evento nos recorda como é importante criar uma cultura de segurança em que os governos, os empregadores e os trabalhadores desempenhem seu papel de modo a impedir que este tipo de tragédia volte a se repetir.

Como surgiu essa data?

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Neste dia são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/05.

O certo, é que a Segurança do Trabalho não deve ser só levada a sério nessa data, ela sempre deve estar presente no dia-a-dia dos trabalhadores e empresas.

Estatística de Acidentes do Trabalho no Mundo

De acordo com a OIT, anualmente, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho em todo o mundo. Os dados estatísticos no Brasil estão disponíveis no site da Previdência Social.

Segurança é Essencial!

Como medida de prevenção, o reconhecimento dos perigos, o estudo das condições de segurança dos locais de trabalho e das instalações e equipamentos, visando especialmente os problemas de controle de risco, controle de poluição, higiene do trabalho, ergonomia, proteção contra incêndio, são de responsabilidade do Engenheiro de Segurança e do Técnico em Segurança do Trabalho, que orientam as empresas a seguirem as determinações legais e estimularem a conscientização dos trabalhadores.

Um acidente no trabalho causa uma série de transtornos para todos:

  •   Para a empresa que fica sem o trabalhador e tem que arcar com as despesas conforme legislação e tem sua imagem prejudicada;
  •   Para o empregado que pode ter sequelas futuras do acidente, além do sofrimento físico e mental;
  •   Para a família do empregado que terá que dispensar tempo e cuidados especiais ao membro familiar acidentado.

Por isso é importante desenvolver nas empresas um ambiente de trabalho seguro e com condições adequadas para realização das tarefas com saúde e dignidade para todos. Ganham a empresa, o trabalhador e a sociedade!

 

(fonte: http://www.brasil.gov.br/defesa-e-seguranca/2013/04/acoes-marcam-o-dia-mundial-da-seguranca-e-saude-no-trabalho)

 

Legislação: