A Dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que rapidamente se espalhou em todas as regiões nos últimos anos. O vírus da dengue é transmitido por mosquitos fêmeas principalmente da espécie Aedes aegypti e, em menor grau, Aedes albopictus. A doença foi se propagando ao longo das regiões tropicais, com variações de locais de risco influenciadas pela precipitação, temperatura e rápida urbanização não planejada.
Dengue grave (também conhecida como dengue hemorrágica) foi reconhecida pela primeira vez na década de 1950 durante epidemias de dengue nas Filipinas e na Tailândia. Hoje, a dengue hemorrágica afeta a maioria dos países asiáticos e latino-americanos e tornou-se uma das principais causas de hospitalização e morte entre as crianças nestas regiões.
Quais são os tipos de Dengue Existentes?
Existem 4 tipos distintos, mas todos são bem parecidos, os tipos existentes são: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Sempre que a pessoa adquiriu Dengue, o vírus ficará para sempre em seu organismo e isso pode ser muito perigoso – porque se ela for infectada novamente, ela corre sério risco de pegar a dengue hemorrágica.
Fatos sobre a dengue
- O dengue é uma infecção viral transmitida por mosquitos.
- A infecção provoca doença semelhante à gripe, e, ocasionalmente, se desenvolve em uma complicação potencialmente letal chamada dengue hemorrágica.
- A incidência mundial do dengue cresceu dramaticamente nas últimas décadas.
- Cerca de metade da população do mundo corre o risco de pegar algum tipo de dengue.
- A Dengue é encontrada em áreas tropicais e subtropicais climas em todo o mundo, principalmente em áreas urbanas e semiurbanas.
- A Dengue hemorrágica é uma das principais causas de doença grave e morte entre crianças em alguns países asiáticos e latino-americanos.
- Não há tratamento específico para a dengue, mas a detecção precoce e acesso a cuidados médicos adequados reduzem as taxas de mortalidade inferior a 1%.
Sintomas da Dengue:
Primeiramente, deve-se se suspeitar de estar com Dengue quando uma pessoa tem febre alta de 40 ° C / 104 ° F.
- dor de cabeça intensa,
- dor atrás dos olhos,
- dores musculares e articulares,
- náuseas,
- vômitos,
- inchaço das glândulas ou erupção cutânea.
- Leve sangramento (tal sangramento do nariz, sangramento nas gengivas ou ferimento fácil).
- Os sintomas geralmente duram entre 2 a 7 dias.
Porque a Dengue faz com que as Plaquetas fiquem baixas?
O vírus da dengue, a principal causa da dengue induz a supressão da medula óssea. Uma vez que a medula óssea é o centro das células do sangue faz com que a sua supressão de fabrico de deficiência de células do sangue levando a baixa contagem de plaquetas.
Quando células endoteliais vasculares que estão infectados com o vírus da dengue se combinada com plaquetas que tenda a destruir as plaquetas. Esta é uma das principais causas de baixa contagem plaquetária em dengue.
Até mesmo os anticorpos que são produzidos após a infecção de vírus da dengue pode contribuir na destruição de plaquetas, reduzindo assim a contagem de plaquetas.
Como a Dengue pode ser tratada?
Não há medicamentos específicos para o tratamento de infecção por dengue. Se você acha que pode ter dengue, você DEVE USAR analgésicos com Paracetamol e EVITAR medicamentos com aspirina, o que poderia agravar a hemorragia. Você também deve descansar, beber líquidos em abundância, e consulte o seu médico. Se você começar a sentir-se pior nas primeiras 24 horas você deve ir a um hospital imediatamente a ser verificado para complicações.
Como Prevenir a Dengue? – Isso deve ser feito diariamente! Se seu vizinho não faz a parte dele, faça a sua e previna-se com os métodos abaixo.
Por enquanto não há vacina para a prevenção da dengue. A melhor maneira de prevenir a Dengue é evitar picadas por mosquitos infectados, especialmente se você está vivendo em ou viajar para uma área tropical. Trata-se de proteger a si mesmo e fazer esforços para EVITAR há proliferação do mosquito da dengue. Atualmente, o único método para controlar ou evitar a transmissão do vírus da dengue é combater mosquitos vetores através de:
Use repelente diariamente, essa sem dúvidas é uma das maneiras mais simples para evitar ser picado pelo mosquito. Se você não tiver dinheiro para comprar um repelente, não se preocupe, na internet tem vídeos que ensinam a fazer repelente caseiro.
- Descarte os resíduos sólidos de forma adequada. Não jogue nada em terreno baldios ou na rua.
- Coloque areia nos vasinhos de plantas.
- Inseticidas também ajudam bastante a evitar a proliferação dos mosquitos da dengue. Em várias cidades do Brasil, as prefeituras fazem campanhas nas casas espirrando um pouco de inseticida.
- Coloque telas nas janelas.
Essas dicas são praticas, e podem ajudar os membros da sua família, evitando de serem picados pelo mosquito e virem a contrair algum tipo de Dengue. Se você tem mais sugestões, deixe um comentário abaixo.