PCA: O que é o Programa de Conservação Auditiva?

PCA: Programa de Conservação AuditivaPrimeiramente, PCA significa Programa de Conservação Auditiva. Trata-se de um programa que é implementado em empresas para ajudarem a preservar a audição de seus colaboradores. O PCA é extremamente importante para as empresas que tenham nível de ruído sonoro acima dos limites de tolerância em seu ambiente de trabalho.

Muitas empresas hoje em dia podem ter ruído elevado e em muitos casos elas nem sabe que o ruído por estar acima dos Limites de Tolerância.

Às vezes um ar condicionado, um ventilador ou uma máquina antiga podem estar com um nível de ruído elevado, isso pode ser facilmente arrumado, ás vezes basta realizar uma manutenção nesses equipamentos e eles estarão com nível de ruído aceitável.

Em algumas empresas, os colaboradores até recebem os EPI’S (Equipamentos de Proteção Individual) para proteção dos ouvidos, mas eles muitas vezes não recebem o treinamento para usa-los corretamente ou ainda até recebem, mas não o usam corretamente.

Os EPI’s para proteção auditiva também são chamados de EPA’s – Equipamentos de Proteção Auditiva. Os EPA’s não deixam de ser também EPI’s, ou seja, eles também devem possuir o Certificado de Aprovação assim como os EPI’s.

Qual é o Objetivo do PCA?

O objetivo do PCA é simples, conscientizar os colaboradores a usarem os EPA’s de forma correta para evitarem o desencadeamento ou agravamento (se já houve alguma perda) da perda auditiva.

Quais Profissionais podem elaborar o PCA?

Sabemos que no PCA, devem ser realizados exame audiométrico, e esse exame pode ser feito por apenas dois profissionais.

Segundo a Norma Regulamentadora 07 – PCMSO: o exame audiométrico será executado por profissional habilitado, ou seja, médico ou fonoaudiólogo, conforme resoluções dos respectivos conselhos federais profissionais.

Ou seja, os profissionais que podem fazer o PCA, são somente o médico e o fonoaudiólogo.

Quais são os benefícios do PCA?

Sem dúvidas, o PCA vai trazer inúmeros benefícios tanto para a empresa como para seus colaboradores. Vamos citar alguns benefícios para cada um.

  • Aos Colaboradores
  1. Melhora na qualidade de comunicação;
  2. Redução de estresse;
  3. Melhor produção do(s) colaborador(es);
  4. Mais chance no mercado. Pois um colaborador com alguma perda auditiva provavelmente não terá a mesma facilidade de ser contratado que um colaborador que não tenha nenhuma perda auditiva.
  • Para a Empresa
  1. Boa imagem da empresa. Vai passar uma boa imagem “como empresa que se preocupa com seus colaboradores”;
  2. Melhora a produtividade;
  3. Vai aumentar os lucros;
  4. Menos gastos com afastamento ou até mesmo processos e indenizações.

Esses são alguns dos benefícios proporcionados pela implementação do PCA. Sem dúvida, o PCA só tem a ajudar; no final das contas todos vão sair ganhando: tanto a empresa como os seus colaboradores.

Fluxograma do Programa de Conservação Auditiva – PCA

Fluxograma do Programa de Conservação Auditiva

Esse simples fluxograma explica um pouco como o PCA funciona. Com base na investigação feita nos programa PPRA (ruído) e PCMSO (exames) e na avaliação o profissional, o médico ou fonoaudiólogo elaboram o PCA. E assim o ruído será controlado ou até mesmo eliminado do ambiente de trabalho.

Modelo de PCA

http://multimedia.3m.com/mws/media/828320O/guia-pca-2012.pdf

Esse modelo de PCA foi elaborado pela 3M. É um guia bem completo e fácil para profissionais como médico ou fonoaudiólogo para elaborarem um PCA.

Conclusão

Tenha em mente que o Programa de Conservação Auditiva – PCA é um programa que deve ser implementado em ambientes de trabalho que possuam nível de pressão sonora acima dos limites de tolerância. E ele sem dúvidas só tem a ajudar tanto a empresa como seus colaboradores.

 

Deixe um comentário