Manejo de animais

Manejo de animais de grande porte
Manejo de animais de grande porte

Animais (como gado, suínos, equinos, etc) podem causar lesões e doenças a qualquer pessoa que esteja trabalhando com eles ou ao seu redor. Os trabalhadores devem ter cuidado quando trabalham em torno de animais mesmo quando usam procedimentos de trabalho seguros quando os manipulam.

Os riscos

Trabalhar com ou ao redor de animais, pode ser razão para sofrer lesões e /ou doenças. Os animais podem chutar e morder, pisar um trabalhador ou prensar um trabalhador contra uma parede ou uma cerca, causando ferimentos sérios e às vezes fatais.

Alguns animais, especialmente se eles estão presos e em grande número, podem criar ruído suficiente para danificar a audição de um trabalhador.

Os animais também podem transmitir doenças através do seu sangue, urina ou fezes. No local de trabalho, isso significa que mesmo aqueles que não trabalham diretamente com animais podem estar em risco de contrair doenças.

Como reduzir os riscos com animais

Qualquer pessoa que trabalhe com ou ao redor de animais e gado deve ter uma forte compreensão do comportamento animal. Os empregadores devem criar um plano de saúde e segurança que inclua orientação, educação e treinamento para seus trabalhadores em procedimentos de trabalho seguros. A supervisão também é um elemento crítico para garantir a segurança dos trabalhadores. Os empregadores devem sempre estar procurando maneiras de controlar os riscos aos quais seus trabalhadores estão expostos. O design das instalações de manuseio de animais pode reduzir o risco de lesões resultantes de animais.

Ao escolher controles de risco, comece por fazer as perguntas nas seguintes etapas. As etapas estão listadas em ordem de eficácia

Substituição

Eliminar o perigo ao substituir um processo ou material por outro mais seguro, quando possível, é o controle mais efetivo. Uma questão-chave a responder é:

  • Pode ser usado um processo automatizado ou mecânico para que os trabalhadores possam evitar estar em uma situação potencialmente perigosa com gado ou outros animais?

Controles de Engenharia

Fazer modificações físicas para instalações, equipamentos e processos pode reduzir a exposição. Uma questão a considerar é:

  1. Os recintos de animais são projetados para reduzir o risco de lesões aos trabalhadores?
  2. Os gabinetes de animais são projetados para permitir espaço suficiente para que os trabalhadores escapem em caso de emergência?

Controles administrativos

Estes envolvem o uso de políticas ou procedimentos de trabalho seguro para minimizar a exposição a um perigo. Os controles administrativos incluem a redução do tempo de exposição e treinamento e educação de trabalhadores. Como empregador, você pode decidir adotar uma política que exige que todos sigam procedimentos específicos para reduzir o risco de ferimentos. Supervisionar os trabalhadores é essencial para os controles administrativos. Algumas questões a considerar:

  1. O trabalho pode ser alterado para minimizar o tempo de exposição aos animais?
  2. Foram desenvolvidos procedimentos específicos de trabalho seguro para tarefas que envolvem animais?
  3. Os trabalhadores foram treinados em procedimentos de trabalho seguros?
  4. Os supervisores garantem que os trabalhadores são competentes em suas tarefas de tratamento de animais?

Equipamento de proteção pessoal

Este é o controle menos efetivo. Quando usado, deve haver sempre pelo menos outro controle no lugar. Algumas questões a considerar:

  • Os trabalhadores utilizam corretamente EPI’s como luvas, macacão, botinas e máscaras quando trabalham com os animais?
  • O equipamento de proteção individual foi testado para garantir que ele esteja funcionando corretamente?

 

 

 

Deixe um comentário