À medida que o mofo cresce, ele libera esporos no ar e fragmentos de hifas (filamentos; do grego: hiphe = tecido, trama) que podem afetar a saúde de um trabalhador. Pessoas com alergias, asma ou um sistema imune fraco estão em maior risco. O mofo cresce rapidamente em quase qualquer material úmido.
Como os trabalhadores são expostos
Os mofos estão em toda parte. Tudo o que eles precisam para crescer é a água e uma fonte de alimento, como papelão ou madeira ou detritos. À medida que o mofo cresce, ele libera esporos. Os trabalhadores podem inalar os esporos e as hifas no ar (filamentos).
O mofo cresce onde há umidade prolongada. Os banheiros, porões, tetos e paredes danificadas com água são todos potenciais hospedeiros para mofos.
Os riscos
Para a maioria das pessoas, a exposição ao mofo não causa efeitos significativos para a saúde. No entanto, se um trabalhador tem um sistema imunológico enfraquecido, os efeitos na saúde podem ser graves. O mofo pode causar reações alérgicas, asma, pneumonia, infecções da via aérea superior, sinusite ou outras infecções pulmonares.
Como reduzir os riscos
A prevenção é a chave para evitar a exposição ao mofo. Certifique-se sempre de que as saídas de água no local de trabalho estejam fixas e a água parada seja removida.
Se um trabalhador reclama sobre a qualidade do ar interior, o empregador deve investigar. Se for encontrada contaminação importante por mofo, devem ser tomadas medidas adequadas para removê-lo. Uma equipe de redução treinada é geralmente necessária para remover com segurança o mofo. Uma vez que o local estiver limpo, localize a fonte da água para evitar que o mofo cresça novamente.
A melhor maneira de reduzir o risco de exposição ao mofo é eliminar a fonte de exposição e controlar o vazamento de água e a umidade. Ao escolher controles, comece por fazer as perguntas nas seguintes etapas, que estão listadas em ordem de eficácia.
Eliminação ou substituição
Eliminar o perigo ao substituir um processo ou material mais seguro, quando possível, é o controle mais efetivo. Uma questão a considerar:
- Você pode usar materiais de construção resistentes ao crescimento do mofo em áreas onde podem ocorrer vazamentos de água (por exemplo, nas cozinhas e nos banheiros)?
Controles de Engenharia
Fazer modificações físicas para instalações, equipamentos e processos pode reduzir a exposição. Algumas questões a considerar:
- Os materiais mofados podem ser encapsulados ou fechados no curto prazo?
- Como as áreas de trabalho (durante a remoção do mofo) podem ser fechadas e o ar filtrado para evitar o escape de esporos e hifas?
- Como monitorar a exposição dos trabalhadores aos mofos?
Controles administrativos
Estes envolvem a mudança de práticas e políticas de trabalho. Fornecer ferramentas de conscientização e treinamento também contam como controles administrativos. Todos podem limitar o risco de exposição ao mofo. Algumas questões a considerar:
- Você desenvolveu um plano escrito de controle de exposição para o mofo?
- Como os sinais podem ser postados para dar aos trabalhadores desprotegidos um aviso efetivo quando o mofo está sendo removido?
- Onde os procedimentos escritos de trabalho seguro podem ser postados?
- Como você treinará os trabalhadores sobre os perigos da exposição ao mofo e como se protegerem?
Equipamento de proteção pessoal
Este é o controle menos efetivo. Ele deve sempre ser usado além de pelo menos um outro controle. Algumas questões a considerar:
- Os trabalhadores têm respiradores adequados, vestuário para os olhos e roupas de proteção para uso durante a limpeza do mofo?
- Os aparelhos de proteção respiratória foram verificados e testados para garantir que eles funcionem corretamente?