Como bem sabemos existe vários tipos de sapatos de segurança. Com o tempo esses sapatos vão envelhecendo e é necessário troca-lós por novos. Porém, é possível conservar os sapatos de segurança para que eles durem bastante tempo. Neste artigo, iremos citas algumas dicas para conservar os sapatos de segurança.
O sapato de segurança é um Equipamento de Proteção Individual muito usado nas mais diversas áreas de trabalho. Lembre-se que para ser considerado um EPI, o sapato de segurança deve possuir o Certificado de Aprovação (C.A.).
Dicas para conservar os sapatos de segurança
- Limpe-o sempre. Caso não esteja tão sujo, passe apenas um pano úmido;
- Sempre que for lavar seus sapatos de segurança, utilize produtos apropriados conforme instruções do fabricante do EPI;
- Nunca coloque os sapatos de segurança para secar atrás da geladeira, no fogão ou ainda não o seque com secador. Sempre deixe os sapatos secarem sozinhos.
- Utilize o sapato de segurança apropriado para seu trabalho. Por exemplo: não adiante usar uma bota de PVC em um canteiro de obras ou frente de trabalhos; ele não vai durar muito tempo;
- Caso seus sapatos tenham cadarço, amarre-os corretamente e após o uso coloque-os para dentro do sapato; e
- Após o uso e realizar a limpeza, guarde os sapatos em local um local arejado.
Dicas para usar o sapato mais confortavelmente
- Use sempre o número de sapato que você calça. Se comprar um número inferior, pode acabar causando desconforto e prejudicando seus pés;
- Quando for comprar os sapatos de segurança, compre o apropriado para seu trabalho.
- Sempre use meias ou meiões para não machucar seus pés evitando assim calos ou bolhas.
Quando deve-se trocar os sapatos de segurança?
Quando eles estiverem totalmente inutilizáveis apresentando:
- Rasgos, furos ou desgastes;
- Quando o sapato apresentar alguns defeito (algumas vezes defeitos aparecem logo que o sapato é comprado);
E quando:
- Seu Certificado de Aprovação estiver vencido.
Essas são basicamente as causas mais comuns para se trocar os sapatos de segurança. Se seus sapatos de segurança apresentarem algum desses itens acima, saiba que deve-se providenciar a troca deles.
Conclusão
Essas são algumas dicas simples, mas podem fazer total diferença para que seus sapatos de segurança durem bastante tempo. Lembre-se que a conservação já começa na hora da compra, compre o sapato apropriado para o trabalho que você vai realizar.
Se você tiver alguma outras dicas para conservar os sapatos de segurança ou para usa-lós mais confortavelmente, deixe um comentário.