A Ergonomia deriva do grego ergon que significa trabalho e nomes que significa lei natural. A ergonomia pode-se dizer que é o estudo do homem, máquinas e o ambiente de trabalho. A Norma Regulamentadora 17 traz mais informações sobre a Ergonomia.
Hoje em dia as empresas que buscam implantar a Ergonomia em seu ambiente de trabalho sem dúvidas em pouco tempo alcançaram metas surpreendentes de produção e ganhos. Implantar a ergonomia no ambiente de trabalho trás muitos benefícios para a empresa.
Benefícios da Ergonomia
- aumento da produtividade e lucro;
- aumento do conforto e segurança dos trabalhadores; e
- diminuição de afastamentos de empregados;
Além dos benefícios citados acima, há outros que ficaram evidentes com a implantação da ergonomia no ambiente de trabalho.
A Associação Internacional de Ergonomia – AIE dividiu a ergonomia em três áreas: Física, Cognitiva e Organizacional.
Ergonomia Física: que lida com as respostas do corpo humano à carga física e psicológica. Tópicos relevantes incluem manipulação de materiais, arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, vibração, força e postura estática, relacionada com lesões músculo-esqueléticas.
Ergonomia Cognitiva: também conhecida engenharia psicológica, refere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação de memória, como eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Tópicos relevantes incluem carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação humano-computador e treinamento.
Ergonomia Organizacional: ou macroergonomia, relacionada com a otimização dos sistemas sócio-técnicos, incluindo sua estrutura organizacional, políticas e processos. Tópicos relevantes incluem trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética.
Soluções Ergonômicas
Hoje em dia com o avanço da tecnologia há milhares de produtos desenvolvidos ergonomicamente a venda em lojas do ramo. Vamos citar alguns exemplos de produtos:
- mesa com apoios para braço e cotovelos (algumas cadeiras também tem esses apoios);
- cadeiras reguláveis;
- apoio para os Pés;
- cadeira Semi-sentado;
- entre outros
Se a Ergonomia implantada por um bom ergonomista e seguida pelos profissionais, com certeza só tem a acrescentar benefícios para todas as partes da empresa.
E Lembre-se: a ergonomia não é um gasto é um investimento!
Se houver alguma dúvida do que é a Ergonomia, deixe um comentário ou se preferir acesse a Norma Regulamentadora 17. Em breve falaremos mais assuntos relacionados há Ergonomia.
Fontes consultadas:
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Ergonomia
- http://www.iea.cc