Explosivo: O que é, quais os tipos e como manuseá-los com segurança?

Explosivo C-4

Um explosivo é uma substância ou conjunto de substâncias que podem sofrer o processo de explosão, liberando grandes quantidades de gases e calor em curto espaço de tempo. Com o calor, os gases se expandem e, se estiverem num espaço pequeno, à pressão exercida é enorme até chegar ao ponto de ruptura, com grande onda de choque.

Explosivos são substancias que contém uma grande quantidade de energia potencial que pode produzir uma explosão. Uma carga explosiva é uma quantidade medida de material explosivo.

Os primeiros explosivos, criados há séculos, eram misturas de carvão e salitre com cera mineral, resinas e areias petrolíferas com a finalidade de produzir fumaça, incêndios e fogos de artifício. Somente a partir do século XIV passou a ser usado em guerras.

Podemos classificar os explosivos nas seguintes categorias

Constituição

Heterogêneos – constituídos por matérias que, separadas, não têm características explosivas (ex: pólvora, anfos).

Homogêneos – constituídos por um composto químico com fórmula definida e autosuficiente do ponto de vista da reação (ex: TNT, nitrocelulose, nitroglicerina).

Mistos – explosivos químicos com adição de outros compostos que melhoram ou alteram as suas propriedades (ex: dinamite).

Baixos Explosivos

Pólvora negra, nitrocelulose (tipos com baixo teor de nitrogênio, conhecida também como “colóide” e “piroxilina”, mas com a ressalva de que a trinitrocelulose – citada em altos explosivos – pode ser usada também com finalidades balísticas e/ou propulsivas), etc.

Explosivos primários e secundários

Explosivos ainda são classificados em primários e secundários, e por algumas referências como terciários. Primários seriam os explosivos mais sensíveis, facilmente detonáveis que iniciam a explosão de um explosivo mais seguro ao manuseio em grande quantidade e normalmente de mais baixo custo, no caso, secundário.

Explosivos caseiros

Explosivo caseiro é tudo que pode causar explosão feito com substâncias que podem ser encontradas facilmente. Essas substancias podem ser qualquer tipo de líquido, como bebidas, gel de cabelo e cremes. Tornando-se cada vez mais comuns atentados terroristas

Exemplos de explosivos

TNT, RDX, Tetranitrato de pentaeritritol (PETN ou Nitropenta), ANFOS, Ácido pícrico(TNP ou trinitrofenol), Tricloreto de nitrogênio, H.M.T.D,Astrolite, Nitroglicerina, MMAN, Heptóxido de Dimanganês, Fulminato de mercúrio, Azida de chumbo, Diazodinitrofenol(DDNP), Nitrocelulose(tipos com alto teor de nitrogênio compreendendo trinitrocelulose e hexanitrocelulose), HMX , etc.

Medidas de segurança ao trabalhar com os explosivos

Devemos seguir os seguintes passos:

  • Passo 1 – Realizar uma avaliação de risco para saber os perigos de incêndio, explosão, e perigos. Deve-se pedir a FISPQ para o fornecedor do explosivo. Nessa FISPQ, haverá informações como métodos seguros para o armazenamento, uso e manuseio da substância perigosa.
  • Passo 2 – Saber quem pode ser atingido por uma explosão: Com base na sua análise determinar quem poderia ser potencialmente prejudicados pela explosão. Isso inclui os membros do público que pode ser posta em risco pela atividade.
  • Passo 3 – Avaliar os riscos e decidir sobre medidas de precaução. Este deve ter em conta coisas como:
  1. A eventual substituição das substâncias perigosas por uma que não é perigosa, ou uma que é menos perigosa.
  2. As medidas de controle para evitar um incêndio, explosão ou incidente.
  3. Medidas que podem ser tomadas caso aconteça alguma explosão.
  • Passo 4 – Anote os resultados e implemente medidas de controle: A Avaliação do risco deve também ajudá-lo a decidir sobre:
  1. Informações ou instruções que você pode passar para seus empregados. Isso deve ser bem explicado, para que eles aprendam realmente as medidas de precaução referente à segurança no manuseio de materiais explosivos.
  2. As medidas para enfrentar acidentes, incidentes e emergências, incluindo a participação dos serviços de emergência.
  • Passo 5 – Reveja a sua avaliação de risco e atualize-a se necessário: Se você introduzir alterações significativas ao seu local de trabalho, tais como alterar as substâncias presentes ou respectivas quantidades, ou mudando a equipamentos ou processos de trabalho, você deve rever a sua avaliação de risco. Você deve realizar uma avaliação de risco, independentemente da quantidade da substância perigosa presente, uma vez que irá permitir-lhe decidir se as medidas em vigor são suficientes ou se quaisquer adicionais controles ou precauções são necessários.

Medidas de controle

Priorizar as suas medidas de controlo da seguinte forma:

  • Reduzir a quantidade de substâncias perigosas a um mínimo;
  • Evitar ou minimizar as emissões de substâncias perigosas;
  • Lançamentos de controlo de substâncias perigosas na fonte;
  • Evite fontes de ignição; e
  • Evite condições adversas (como excedendo os limites de pressão / temperatura) que poderiam levar a perigo.
  • Sempre que for usar um explosivo, seja para demolir uma obra ou uma mineradora, deve-se tomar estremo cuidado. A explosão de algum local deve ser feita por profissionais que entendam do assunto, se você não sabe, não faça, contrate um profissional.

Veja um vídeo de uma explosão.

(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Explosivo)

Para referenciar esta página: http://bit.ly/explosivos

Este post tem 2 comentários

  1. Laysa Santos da silva

    Ola tudo bem sou laysa estou fazendo um trabalho de biossegurança em ambiente hospitalar gostaria de saber quais os produtos químicos explosivos existentes em hospitais pode me dar uma exemplos por favor e explicar um pouco de prevenção como funciona obrigada

    1. GianSilva

      Olá Laysa, obrigado pelo comentário.

      Infelizmente não possuo experiência nessa área, então não poderei ajuda-lá.

Deixe um comentário