O que é Assédio Moral?

O que é Assédio Moral?

O Assédio moral está presente no cotidiano das pessoas há tempos, talvez antes de Jesus já havia este tipo de situação chata.

Talvez você aí que está lendo este artigo, já foi ou está sendo uma vítima de assédio moral e nem se deu conta ou percebeu essa situação.

Fato é que ele deve ser identificado e denunciado para que o autor ou agressor não venha fazer o mesmo ou até pior com outra pessoa.

O que é Assédio moral?

O assédio moral é a exposição de uma pessoa a situações que podem deixa-la constrangida ou se sentindo humilhada, ou seja, que mexa com sua moral por assim dizer.

Pode-se ser caracterizado por gestos (imorais, obscenos – por exemplo), alguma coisa falada, escrita, comportamentos inadequados ou ainda atitudes que não condizem com a ocasião.

Quem é o autor ou agressor?

Bem geralmente essa pergunta pode gerar polemicas, mas vamos tentar identificar o perfil de um assediador moral.

Geralmente, um autor de assédio moral é uma pessoa que tem o nível hierárquico alto (gerente, subgerente, encarregado – por exemplo).

Talvez até um profissional que está na parte mais baixa do nível hierárquico de uma empresa pode cometer o assédio com um(a) colega de trabalho.

Não estamos querendo dizer que todos os chefes fazem isso, mas muitos casos de assédio delatados ou não delatados indicam isso.

Palavras de especialistas

Segundo psicólogos e psiquiatras especializados no problema, o praticante de assédio moral tem personalidade narcisista, com as seguintes características:

  1.  Fantasias de sucesso ilimitado e de poder;
  2.  Acredita ser especial e singular;
  3.  Tem excessiva necessidade de ser admirado;
  4.  Pensa que tudo lhe é devido;
  5.  Explora o outro nas relações interpessoais;
  6.  Inveja muitas vezes os outros e tem atitudes e comportamentos
    arrogantes.

Porque a vítima nem sempre denúncia?

Por medo! Esse é o principal motivo.

Muitas pessoas que são assediadas moralmente, não delatam o ocorrido por medo de serem mandadas embora do trabalho.

Outro motivo também, é porque a pessoa pode estar tentando achar maneiras de achar provas para comprovar o ocorrido.

Como comprovar o assédio moral?

Isso é um tanto quanto complicado.

Geralmente o autor ou agressor comete o assédio contra uma pessoa, quando ambas estão “às sós”, ou seja, quando estão só o autor e a vítima do ato.

Mas é possível sim comprovar o assédio moral. Geralmente a pessoa que comete esse ato, certamente tentará repetir o mesmo sempre que tiver a oportunidade; é aí que a vítima pode juntar provas e apresentar à justiça para que ações sejam tomadas.

Algumas provas:

  1. Gravação de áudio;
  2. Gravação de vídeos;
  3. Testemunhas; e
  4. Algum papel escrito algo que pode ser prova.

Bem essas são algumas coisas que podem ser usadas para incriminar um autor de assédio moral.

Concluindo

Bem se você já foi vítima ou está sendo vítima de alguma forma de assédio moral, não tenha medo, tente pegar provas para comprovar esse ato e tentar levar o autor ou agressor a justiça.

Cada vez que um autor ou agressor é denunciado certamente ele pensará duas vezes antes de repetir o assédio moral contra outra pessoa.

 

Deixe um comentário