A avaliação quantitativa e qualitativa são métodos usados para ver se há algum agente acima do limite de tolerância no ambiente de trabalho. Neste artigo iremos dar a definição, diferença de ambas as avaliações e qual a mais precisa.
Para compreendermos as das avaliações, vamos citar um exemplo – o ruído.
Exemplo Qualitativo
Há uma empresa que tem uma máquina antiga e faz bastante ruído. Vários empregados do setor dessa máquina reclamam que ela está fazendo um ruído muito alto e decidem comunicar o chefe desse setor. Então chamam o Técnico em Segurança da empresa para fazer a Avaliação Qualitativa.
Avaliação Qualitativa – O técnico em segurança do trabalho vai ha esse setor e conversas com os trabalhadores do setor para tirar as conclusões da avaliação. Ele não usou Equipamentos para fazer a medição deste agente ruído no setor.
Então através desse exemplo, podemos concluir que a Avaliação Qualitativa é feita somente por conversa ou “visualmente”.
Exemplo Quantitativo
Na mesma empresa do primeiro exemplo, em outro setor há também uma máquina antiga que faz bastante ruído. Os empregados reclamam e também informam ao chefe do setor. Então decidem chamar o Técnico em Segurança da empresa para ele fazer a Avaliação Quantitativa.
Avaliação Quantitativa – O Técnico em Segurança da empresa irá fazer essa avaliação através de um Equipamento chamado Decibelímetro para ver se o ruído dessa máquina está acima do limite de tolerância.
Através desse exemplo, podemos concluir que a Avaliação Quantitativa é feita por Equipamentos de Medição.
Qual a diferença entre Avaliação Qualitativa e Quantitativa
Com ajuda desses exemplos, ficou mais fácil a compreensão e a diferença dessas Avaliações. A Avaliação Qualitativa é feita de forma dialogada e visual com ajuda dos trabalhadores do setor. Já a Avaliação Quantitativa é feita através de Equipamentos de Medição específicos para o agente.
Qual Avaliação é mais Precisa?
A Avaliação Quantitativa é mais precisa, porque nela é usada Equipamentos de Medição e assim teremos o número preciso para saber se o agente está acima do Limite de Tolerância ou não.
Sou formado em Técnico de Segurança do Trabalho e tenho como missão promover ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. Através deste blog, compartilho meus conhecimentos e experiências para ajudar outros profissionais e empresas a fortalecerem a cultura de segurança no dia a dia.
As duas avaliações são corretas vai depender de cada tipo de atividade que vai produzir.
Boa Noite Jucelia.
Obrigado pelo comentário.
Exatamente, ambas estão corretas, depende da atividade e o recurso que a empresa dispor.
Diferentemente da avaliação qualitativa, a avalia o quantitativa, usa equipamentos para descobrir o nível de barulho que o agente de risco está fazendo, por exemplo, mensurar se o ruído é tolerável ou não para o ambiente de trabalho. O técnico de segurança irá mensurar o volume do barulho que a máquina está fazendo e se isso pode ser prejudicial para os funcionários.
Exatamente, excelente exemplo.
Obrigado pelo comentário!