Riscos Ambientais e seus agentes são substâncias ou elementos que estão presentes no ambiente de trabalho e se acima dos limites de tolerância, podem adoecer o trabalhador – mas isso pode demorar anos para se manifestar depende de fatores como: tempo que o trabalhador fica exposto a um ou mais agentes, concentração e intensidade.
Se um trabalhador ficar muito tempo exposto a uma intensidade alta de algum agente, é óbvio que ele vai adoecer mais rápido que um trabalhador que não fica muito tempo exposto e com uma intensidade menor.
Os Riscos Ambientais são divididos em 5 (cinco) grupos distintos e cada um dos grupos tem uma cor diferente e vários agentes. Há algumas profissões que podem deixar o trabalhador exposto a dois riscos diferentes. Como por exemplo, a profissão de pedreiro: pode se encaixar muitas vezes no risco físico (agente ruídos e vibrações) e ergonômico (agente esforço físico intenso e exigência de postura inadequada).
Lembre-se que para desenvolver o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) os riscos Ambientais levados em consideração são os Riscos: físicos, químicos e biológicos.
Riscos Ambientais
Grupo I: Riscos Físicos (cor verde);
Agentes: Ruídos, vibrações, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade.
Grupo II: Riscos Químicos (cor vermelha);
Agentes: Poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores e produtos químicos em geral.
Grupo III: Riscos Biológicos (cor marrom);
Agentes: Vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas, bacilos.
Grupo VI: Riscos Ergonômicos (cor amarelo); e
Agentes: Enforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turno e noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetitividade e outras situações causadoras de stress físico e/ou psíquico.
Grupo V: Riscos de Acidentes (cor azul).
Agentes: arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, animais peçonhentos e outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes.
Tabela com os Riscos Ambientais
“A hora de Ter segurança é agora”