Inspeções no local de trabalho

Inspeções no local de trabalho

As inspeções no local de trabalho são extremamente importantes para uma boa gestão de segurança do trabalho, para evitar acidentes e doenças do trabalho. Ainda, as inspeções no local de trabalho, é uma das principais formas de reconhecer, avaliar e controlar os riscos existentes no ambiente de trabalho. Essas inspeções vão ajudar a construir uma cultura de saúde e segurança na empresa.

Podemos dizer que as inspeções no local de trabalho são exames regulares no local de trabalho que tem por objetivo escolher ações corretivas (EPC’s, Medidas administrativas e EPI’s) para neutralizar ou reduzir o risco que os trabalhadores de um setor podem estar expostos.

Tipos de inspeção no local de trabalho

Existem dois tipos de inspeções:

Inspeções formais são programadas e podem ser realizadas uma vez por semana ou uma vez por mês, depende do setor. Essa inspeção deve ser realizada por um Engenheiro ou Técnico em Segurança do Trabalho, ou por alguma acessória de Segurança do Trabalho, porque, eles têm noção dos riscos que podem gerar acidentes ou doenças do trabalho. Para realizar essa inspeção, pode-se usar um Check List e realizar um relatório bem detalhado e minucioso.

Inspeções informais são realizadas com mais frequência porem não são programadas, pode-se fazer todos os dias. Ela tem por objetivo prevenir doenças, lesões e perdas materiais, é uma inspeção bem rápida e pratica, pode ser feita por um supervisor do setor ou um membro da CIPA antes dos trabalhadores começarem suas atividades. Pode-se usar um Check List para ver se há alguma coisa errada no setor. É uma importante oportunidade para reconhecer e prevenir acidentes e situações de risco.

8 Benefícios ao se fazer as Inspeções no local de trabalho

  1. Ajuda a evitar lesões, acidentes e doenças do trabalho, perdas materiais, incêndios (dependendo do ramo da empresa);
  2. Ajuda a reconhecer os riscos no ambiente de trabalho e a escolher a melhor medida de proteção para os empregados;
  3. Melhor produtividade e melhor desempenho por parte dos empregados;
  4. Ajuda a criar uma boa cultura de segurança na empresa;
  5. Os empregados estarão cientes de todos os ricos no ambiente de trabalho;
  6. Deixa um canal aberto para os funcionários informarem seu superior quando encontram um possível risco;
  7. Melhora a Saúde e Segurança de todos os funcionários; e
  8. Assegura um ambiente saudável, agradável e seguro para os empregados.

Frequências das Inspeções no local de trabalho

Já informamos que existem dois tipos de inspeções e de quanto em quanto tempo elas podem ser feiras. Mas, elas devem ser realizadas num tempo certo e com frequências. Alguns fatores devem ser levados em conta ao escolher a frequência da inspeção formal e informal:

  1. Tamanho da empresa (deve-se levar em conta também quantos setores possui);
  2. Tipo de trabalhos realizados pela empresa;
  3. Os riscos ambientais ou de acidentes possíveis no local de trabalho;
  4. Número de empregados que a empresa possui;
  5. Horários de funcionamento (se funciona 24 horas, quantos empregados por turno, etc); e
  6. Ritmo de trabalho.

Se a empresa trabalha com turnos, é importante realizar essas inspeções com mais frequências e conscientizar os empregados do turno atual deixarem o setor como ele estava quando chegarem para que os empregados do próximo turno trabalhem com segurança.

Etapas envolvidas ao realizar as inspeções no local de trabalho

  1. Planejamento é fundamental para realizar as inspeções no tempo certo;
  2. Se a empresa não possui profissionais do SESMT, ela pode contatar uma acessória;
  3. Peça para quem realizar as inspeções, documentar através de relatórios detalhados e minuciosos;
  4. Implantar Medidas de Controle dos riscos; e
  5. Monitorar se as Medidas de controles estão sendo colocadas em pratica.

É extremamente importante monitorar se as medidas de controles previstas pelo profissional estão sendo colocados em pratica. Se isso não está acontecendo e empresa “está jogando dinheiro fora” e com certeza os empregados podem sofrer acidentes ou adquirir doenças do trabalho.

Conclusão

É muito importante que as empresas façam as inspeções tanto formais como informais para reduzir o número de acidentes e doenças do trabalho e proporcionarem um ambiente salubre para todos os empregados.

Se sua empresa não possui Engenheiro ou Técnico em Segurança do Trabalho para realizarem as inspeções, pode-se contatar uma acessória de segurança do trabalho.

Não encare a Segurança do Trabalho como um gasto, encare ela como um investimento para sua empresa crescer ainda mais.Gostou do artigo? Então deixe um comentário.

 

Deixe um comentário