Neste artigo, veremos a diferença entre o fogo e o incêndio. É bem simples a diferença entre um e o outro, mas por muitas vezes, surgem perguntas pertinentes sobre esse tema.
Antes de começar a falar sobre ambos, vamos ter uma introdução básica sobre eles.
O que é o fogo?
É o resultado de uma reação química exotérmica (liberação de calor) denominada combustão, também caracterizada pela presença de luz. Para que se processe esta reação é necessária a presença de três elementos: combustível, comburente e temperatura de ignição.
Veja também:
Triangulo do fogo (antigo conceito)
O triângulo do fogo é a representação dos três elementos necessários para iniciar uma combustão. Esses elementos são o combustível que fornece energia para a queima, o comburente (oxigênio) que é a substância que reage quimicamente com o combustível e o calor que é necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente.
Novo conceito (4 elementos)
Este conceito de triângulo do fogo já não existe mais; estudos recentes com relação ao fogo constataram que para haver essa reação era necessários quatro elementos:
- Combustível;
- Comburente;
- Temperatura de ignição; e
- Reação em cadeia.
Tetraedro do fogo (novo conceito)
Combustível: É tudo que é suscetível de entrar em combustão (madeira, papel, pano, estopa, tinta, alguns metais, etc.)
Comburente: É todo elemento que, associando-se quimicamente ao combustível, é capaz de fazê-lo entrar em combustão (o oxigênio é o principal comburente).
Calor: é a temperatura de ignição, que é a temperatura acima da qual um combustível pode queimar.
Reação em cadeia: reação em cadeia é a combustão que se processa em cadeia, que após a partida inicial, é mantida pelo calor produzido durante o processo da reação.
O que é Incêndio?
O incêndio é a ocorrência de fogo que não é possível ser controlada facilmente; para se combater/controlar um incêndio é necessário profissional capacitado (bombeiro) com equipamentos de proteção individual – epi e com toda a aparelhagem necessária para combate-lo.
O incêndio pode ocasionar morte de vítimas que geralmente ocorrem por queimaduras, inalação de gases e ainda por desmaios ou pânico.
Dependendo das proporções de um incêndio não há o que se fazer mesmo. O que os profissionais podem tentar fazer é tirar os combustíveis próximos para tentar fazer com que o fogo não tome proporções maiores.
Qual a diferença entre fogo e incêndio?
Bem a diferença entre eles é simples:
- Fogo: é possível ser controlado com extintores de incêndio (mas deve-se usar o extintor correto).
- Incêndio: o incêndio é um fogo fora de controle, nem sempre é possível extingui-lo.
(Fonte: Wikipedia)