As principais causas de incêndios são distração e negligência.
Um pequeno incêndio pode se tornar fatal em questão de minutos.
A fim de evitar incêndios, inspecione cuidadosamente sua casa para eliminar riscos em potencial. Instrua seus familiares sobre como proceder em caso de uma emergência; ensine para sua família os perigos de um incêndio e como escapar dele.
- Veja o artigo: Classificação dos incêndios e dos agentes extintores.
Conheça 9 formas de ação para evitar, agir e prevenir incêndios.
• DETECTORES DE FUMAÇA
Um detector de fumaça rudizirá a chance de óbito em até 50%. Instale detectores de fumaça em todos andares de sua casa; principalmente nos dormitórios. Teste os detectores de fumaça mensalmente para comprovar seu bom funcionamento.
• A ELETRICIDADE
É uma fonte de energia segura, desde que seja usada com segurança. Se algum aparelho elétrico ou tomada apresentar defeito, não pense duas vezes para mandar consertá-los. Não faça ligações provisórias; as famosas GAMBIARRAS.
• FOGÕES E CHURRASQUEIRAS
Não armazenar nem usar materiais inflamáveis próximo de chamas, quando for necessário usar inflamáveis faça-o em quantidade mínima, armazenando-os sempre na posição vertical e na embalagem original. Mantenha atenção na hora de cozinhar. Não deixe o cabo de panelas virados para fora.
• CIGARROS E SIMILARES
Evite fumar por pelo menos 30 minutos antes de se ausentar da residência. Ao sair do local verifique se aparelhos elétricos como aquecedores, fornos e outros equipamentos elétricos estão desligados.
• VELAS E CANDEEIROS
O fogo fascina as crianças. Não deixe vela acesa em nenhum local de seu apartamento, principalmente, na área de serviço pois o vento poderá derrubá-la e iniciar um incêndio. Não deixe velas próxima de tecidos como cortinas e lençol, ou de estruturas de madeira, como santuário e cabeceiras de cama. Apague as velas ao sair de casa. Se possível, substitua velas e candeeiros por lanternas.
• COMBATE A INCÊNDIO
Tenha um extintor de incêndio na cozinha em caso de emergência, certifique-se que você sabe como ele funciona. Você pode se surpreender que a maioria das pessoas não sabe como usar um extintor.
• FOGOS DE ARTIFÍCIO
Não existem fogos de artifício inofensivos. Além de ser causador de inúmeros incêndios esses produtos causam, geralmente, queimaduras de segundo grau que necessitam de uma média de 15 dias de tratamento médico. Além disso, eles podem explodir nas mãos, mutilando o manipulador.
• PLANO DE FUGA
Nem sempre será possível evitar um acidente.
POR ESSE MOTIVO É BOM TERMOS UM PLANO B. Ter e treinar um plano de abandono do local pode ser essencial para a sobrevivência de nossos familiares.
• E SE O PLANO B FALHAR?
Caso você não possa abandonar sua casa ou apartamento com segurança, mantenha a fumaça fora do local onde estiver, cobrindo aberturas e frestas em torno da porta e ligue para a polícia ou o corpo de bombeiros o mais rápido possível. Em seguida sinalize com um pano de cor clara ou uma lanterna na janela para obter ajuda.
INFOGRÁFICO ELABORADO POR: GIAN LUCAS DA SILVA;
4o módulo do curso Técnico em Segurança do Trabalho
Escola SENAC – Araraquara, SP
Saiba mais em: www.saudeesegurancanotrabalho.com
Baixe o arquivo em PDF:
https://saudeesegurancanotrabalho.com/wp-content/uploads/sites/default/files/imagem/corporativo/infograficos/prevencao/09_formas_previnir_01.pdf
Baixe o infografico/imagem:
https://saudeesegurancanotrabalho.com/wp-content/uploads/sites/default/files/imagem/corporativo/infograficos/prevencao/09_formas_previnir_01.jpg
ótimo post sobre combate a incendio!
Obrigado pelo comentário!